Panorama internacional

Navio de assalto anfíbio da Marinha dos EUA chega à Suécia enquanto país busca adesão à OTAN

O chefe do Estado-Maior Conjunto dos EUA, Mark Milley, disse neste sábado (4) que Washington está determinado em apoiar a Suécia e a Finlândia enquanto estes países buscam adesão à OTAN, uma declaração enfatizada pela visita do navio de assalto anfíbio USS Kearsarge ao porto de Estocolmo.
Sputnik
Este navio anfíbio, que se tornou o maior navio de guerra de sempre a atracar na capital sueca, "demonstra o compromisso em uma causa comum, na ordem internacional baseada em regras", disse Milley, avança France 24.

"É importante para nós, os Estados Unidos, e é importante para os outros países da OTAN mostrar solidariedade com a Finlândia e a Suécia neste exercício", afirmou o comandante americano antes das manobras navais do bloco no mar Báltico.

Vale ressaltar que o referido exercício naval Baltops 22 deverá decorrer de 5 a 17 de junho e envolverá 14 países da Aliança Atlântica, bem como a Suécia e a Finlândia.
USS Kearsarge deixa Estocolmo e parte para exercícios navais no mar Báltico.
Em conversa com jornalistas, o ministro da Defesa da Suécia, Peter Hultqvist, disse que os países da OTAN estão enviando um sinal sobre a segurança da região através da presença dos navios reunidos em Estocolmo.
Suécia teria solicitado ao Pentágono para aumentar presença naval dos EUA no mar Báltico
Destaca-se que o USS Kearsarge transporta vários helicópteros de ataque e outras aeronaves e mais de 2.000 fuzileiros navais e marinheiros.
Comentar