Annalena Baerbock, ministra das Relações Exteriores da Alemanha, não tem qualquer reunião planejada com Andrei Melnik, embaixador da Ucrânia em Berlim, informou o jornal Bild.
De acordo com o artigo publicado no sábado (4), a ministra está em constantes reuniões com ministros das Relações Exteriores de outros países, incluindo da Ucrânia, mas não com embaixadores.
Já o próprio Melnik disse ao jornal Bild am Sonntag que espera que "a chefe da diplomacia alemã possa encontrar tempo para o embaixador ucraniano".
A Alemanha e a Ucrânia têm tido relações dúbias em meio à operação especial da Rússia, com Kiev considerando insuficiente o apoio fornecido por Berlim. Melnik chamou em 3 de maio o chanceler alemão Olaf Scholz de "salsicha de fígado ofendida" por ele recusar visitar Kiev, depois que foi negada tal entrada a Frank-Walter Steinmeier, presidente da Alemanha.
Em janeiro, o embaixador ucraniano exigiu armas pesadas à Alemanha devido à sua "responsabilidade histórica eterna pela Ucrânia devido à tirania nazista", e até ameaçou em 2021 que a Ucrânia obteria armas nucleares se não fosse admitida à OTAN, com vários legisladores alemães pedindo que Melnik seja expulso por seus comentários controversos.