Recentemente, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou que o Exército realizaria uma série de operações antiterroristas nas fronteiras do país e que Ancara tomaria a respetiva decisão em breve. Segundo os dados da mídia, as operações vão decorrer em quatro regiões sírias.
"Unidades das Forças Armadas da Turquia estão estacionadas na linha de frente na zona rural de Tell Rifaat e Mambije. Esperam ordens para iniciar a operação", escreve o veículo de imprensa.
Anteriormente, a mídia comunicou que no decorrer das negociações com a Rússia foi suspensa a preparação para a operação planejada nos arredores de Ayn Issa, no norte da cidade síria de Raqqa. Conforme indica o veículo, a Rússia não aprovou a operação na região, por onde passa a rodovia que liga as cidades Al-Hasakah, Raqqa e Deir ez-Zor, no oeste, e Aleppo no norte, e enviou reforços para a área.
Entretanto, de acordo com a informação do Hurriyet, a aviação turca começou ataques de precisão contra alvos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão, proibido na Turquia, em Tell Rifaat e Mambije, a fim de impedir os ataques crescentes. O jornal escreve que o objetivo principal é limpar ambas as regiões dos militantes e "fazer retornar 500 mil pessoas às suas casas".