Nesta sexta-feira (10), alguns momentos antes de começar seu discurso na Cúpula das Américas, o presidente, Jair Bolsonaro (PL), adiantou a jornalistas que estavam na saída de seu hotel que fará um discurso "bastante objetivo", destacando as "potencialidades do Brasil".
"Talvez eu fale um pouco de improviso também sobre a questão com o Paraguai, com Guiana, com o Suriname, sobre a sua nova descoberta de óleo e gás, jazida equivalente a 40% do que temos no Brasil. […] Sobre o Paraguai, temos um projeto bastante avançado, a piscicultura no Lago de Itaipu, que pode aumentar nossa produção de pescado em 40%. A América do Sul, como um todo, as Américas, tem um potencial enorme", disse o mandatário citado pelo jornal O Globo.
O chefe do Executivo brasileiro também elogiou a conversa que teve no dia anterior (9) com o presidente norte-americano, Joe Biden.
"Até agora está 100%. Até a minha própria conversa com Joe Biden ontem [9] foi muito boa. Ficamos sentados a menos de um metro de distância, olho no olho por 30 minutos e sem máscara. E foi uma conversa bastante franca, muitas coisas técnicas estratégicas que infelizmente vocês não vão tomar conhecimento", afirmou.
Bolsonaro complementou suas considerações dizendo que o diálogo entre os dois presidentes "é muito bom para o mundo".