Panorama internacional

Rússia e China inauguram 1ª ponte rodoviária de conexão entre os países

A Rússia e a China inauguraram a primeira ponte rodoviária internacional entre os países, conectando a cidade russa de Blagoveshchensk e a chinesa de Heihe, sobre o rio Amur.
Sputnik
A cerimônia, nesta sexta-feira (10), foi realizada por meio de teleconferência de estúdios em Moscou, Vladivostok, Pequim e em locais de Blagoveshchensk e Heihe.
Participaram remotamente o vice-primeiro-ministro e enviado presidencial ao extremo-oriente, Yury Trutnev, o vice-primeiro-ministro do Conselho de Estado da República Popular da China, Hu Chunhua, o ministro dos Transportes da Rússia, Vitaly Savelyev, e o ministro do Desenvolvimento do extremo-oriente e do Ártico, Aleksei Chekunkov.
Hua Changsheng, governador da província de Heilongjiang, e Vasily Orlov, governador da região de Amur, estavam presentes em cada uma das margens.
Após a declaração simbólica de "vamos", em russo, Hua Changsheng permitiu que os primeiros caminhões atravessassem a ponte transfronteiriça pelo posto de controle Kani-Kurgan-Heihe.
Oito caminhões também entraram pelo lado chinês, com pneus para carros e componentes de equipamentos elétricos para a Rússia. De acordo com os termos de referência, 630 caminhões, 164 ônibus e 68 carros poderão passar pela ponte todos os dias.
Rússia teria utilizado caças Su-57 contra alvos de defesa antiaérea na Ucrânia
A construção da ponte Blagoveshchensk-Heihe sobre o rio Amur começou em dezembro de 2016, no distrito de Blagoveshchensk, na região de Amur, sendo erguida simultaneamente a partir de ambas as margens.
A inauguração estava prevista para novembro de 2020, mas devido à situação epidemiológica teve que ser adiada. A construção custou 19 bilhões de rublos (cerca de R$ 1,58 bilhão). O comprimento da ponte é de 1.080 metros. Ela possui duas pistas, com largura total de 11 metros.
A distância total da travessia entre as duas cidades é de cerca de 20 quilômetros, sendo seis de estradas na China e 13 de acesso em território russo.
IMAGENS de satélite indicam que novo porta-aviões da China está próximo de ser lançado
Comentar