Panorama internacional

Autoridades alemãs bloqueiam planos da Espanha de transferir tanques Leopard 2 à Ucrânia, diz mídia

A Alemanha impediu os planos da Espanha de transferir tanques Leopard 2 à Ucrânia, informou o site alemão Business Insider. Segundo a imprensa espanhola, as autoridades de Madri planejavam enviar a Kiev 40 tanques deste modelo de fabricação alemã.
Sputnik
Porém, conforme noticiou o Business Insider, Berlim não concordou com a iniciativa do governo espanhol.
Primeiramente, a quantidade de tanques seria reduzida para dez. Mas depois verificou-se que nenhum dos veículos estavam nas condições adequadas. Levariam "muitos meses para prepará-los novamente", informou o site, citando uma fonte nos círculos do governo alemão.
A discussão sobre a transferência do Leopard 2 da Espanha para a Ucrânia também "aumentou a pressão" sobre o chanceler alemão Olaf Scholz quanto ao fornecimento de armas pesadas a Kiev.
Panorama internacional
Sem receber armamento pesado de Berlim, Ucrânia chama decisão política alemã de 'desgraça'
A Rússia iniciou sua operação militar especial na Ucrânia em 24 de fevereiro, com objetivo de "desmilitarizar e desnazificar" o país vizinho, após as repúblicas populares de Donetsk (RPD) e Lugansk (RPL) pedirem ajuda para se defenderem da intensificação dos ataques ucranianos.
Segundo o Ministério da Defesa russo, somente a infraestrutura militar ucraniana está sendo visada. Moscou já reiterou, por diversas vezes, que não mantém planos de ocupar o país.
Em retaliação à operação, os EUA, a União Europeia (UE) e seus aliados iniciaram a aplicação de sanções contra Moscou. Entre as medidas estão restrições econômicas às reservas internacionais russas e a suas exportações de petróleo, gás, aço e ferro.
A escalada de sanções impostas pelo Ocidente transformou a Rússia, de forma disparada, na nação mais sancionada do mundo, segundo a plataforma Castellum.ai, serviço de rastreamento de restrições econômicas no mundo.
No total, estão em vigor 10.625 medidas restritivas contra a Rússia, segundo os cálculos do site. A quantidade é quase o triplo das 3.637 sanções impostas pelo Ocidente ao Irã. Na sequência, aparecem a Síria (2.614), a Coreia do Norte (2.111), Belarus (1.133), a Venezuela (651) e Mianmar (567).
Panorama internacional
Embaixador russo aponta questões globais que EUA 'não resolverão' sem boas relações bilaterais
Comentar