Os sistemas de defesa antiaérea russos abateram nas últimas 24 horas um avião, um helicóptero e oito drones, relatou no sábado (18) o Ministério da Defesa da Rússia.
Além disso, foram interceptados quatro mísseis Tochka-U e 24 foguetes Uragan, contou Konashenkov.
Usando mísseis de longo alcance,
as forças russas eliminaram quatro pelotões ucranianos equipados com
obuseiros M777 dos EUA e quatro pelotões equipados com lança-foguetes Grad, continuou o ministério.
"Mísseis ar-ar de alta precisão atingiram 12 posições de fogo de unidades de artilharia das Forças Armadas da Ucrânia, incluindo quatro pelotões de lançadores múltiplos de foguetes Grad perto de Avdeevka, Keramik e Zhelannoe, e quatro pelotões de obuseiros M777 de 155 mm perto de Lastochkino, Ocheretino, Vodyanoe e Zhelannoe, na República Popular de Donetsk", detalhou o representante do Ministério da Defesa da Rússia.
Segundo Igor Konashenkov, por meio de mísseis de longo alcance de baseamento aéreo e terrestre, foram destruídos armazéns de combustível e refinarias petrolíferas perto de Kremenchug e Lisichansk, usados para abastecer as forças ucranianas em Donbass.
Enquanto isso, as forças de mísseis e a artilharia russafs destruíram 310 nacionalistas e dez tanques do adversário, acrescentou Konashenkov.
De acordo com o representante do Ministério da Defesa da Rússia, mais de 160 nacionalistas ucranianos foram eliminados pela aviação tática e das Forças Terrestres russas. A aviação destruiu igualmente um sistema de defesa antiaérea Buk M-1, cinco veículos lançadores múltiplos de foguetes Grad, seis tanques e outros veículos de combate blindados, oito armas de artilharia de campanha, seis veículos especiais e três
depósitos de munição na República Popular de Lugansk.
"No total, desde o início da operação militar especial, foram destruídos 206 aviões, 132 helicópteros, 1.241 veículos aéreos não tripulados, 343 sistemas de defesa antiaérea, 3.613 tanques e outros veículos de combate blindados, 547 lançadores múltiplos de foguetes, 2.032 peças de artilharia de campanha e morteiros, bem como 3.687 veículos militares especiais", resumiu o tenente-general russo.