Dezenas de pessoas morreram e milhares ficaram "isoladas" como resultado das piores inundações em Bangladesh em mais de 100 anos, informou o jornal The Dhaka Tribune neste sábado (18).
A Marinha e o Exército do país participam das operações de resgate. As operações de voo no Aeroporto Internacional Osmani de Sylhet estão suspensas até segunda-feira (20).
Sylhet foi atingida pelas piores inundações que eu já vi neste século. As pessoas em Sylhet de áreas inundadas pesadas, como Sunamganj e Companiganj, tiveram que ser evacuadas porque suas casas ficaram submersas.
Todas as agências governamentais e privadas do país estão trabalhando juntas para fornecer abrigo às pessoas afetadas pelas enchentes, informou o ministro de Estado para Gestão de Desastres e Socorro, Enamur Rahman.
Por favor, mantenha Bangladesh em seus pensamentos e orações. Milhões estão sofrendo inundações devastadoras e milhares foram deslocados.
Segundo ele, quase 25 mil pessoas foram levadas para cerca de 450 centros de abrigo em Sylhet, enquanto 65 mil pessoas foram evacuadas para 200 centros de abrigo em Sunamganj.
As enchentes começaram em 15 de junho, devido às chuvas torrenciais no nordeste de Bangladesh.
As inundações são uma ameaça regular para milhões de pessoas no país, e especialistas dizem que as mudanças climáticas estão aumentando sua frequência, ferocidade e imprevisibilidade.
Há uma situação horrível de inundação acontecendo em Sylhet, Bangladesh. Sylhet e Sunamganj estão totalmente submersos na água. Estamos testemunhando a inundação desastrosa do século. A energia é cortada e as pessoas não podem nem beber água. Precisamos de ajuda, por favor, espalhe a notícia na mídia internacional.
As escolas foram transformadas em abrigos para receber aldeias inteiras inundadas em questão de horas por rios que subitamente transbordam.
Os relâmpagos provocados pelas tempestades mataram pelo menos 21 pessoas em todo o país do sul da Ásia desde a tarde de sexta-feira (17), disseram policiais.
Segunda onda de inundações catastróficas em Sylhet, Bangladesh.
Entre eles estavam três crianças com idades entre 12 e 14 anos que foram atingidas por um raio na cidade rural de Nandail, disse o chefe de polícia local, Mizanur Rahman.
Outras quatro pessoas morreram quando deslizamentos de terra atingiram suas casas nas encostas da cidade portuária de Chittagong.