Panorama internacional

Saída de Ancara da OTAN 'prejudicará planos' de Washington, opina jornal turco

Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, faz o discurso durante a cúpula da OTAN em Bruxelas, 14 de junho de 2021
A Turquia não viu nenhuma vantagem durante os 70 anos de sua participação da Aliança Atlântica, o único argumento a favor da sua permanência no bloco é o direito de veto na OTAN, escreve o jornal turco Cumhuriyet.
Sputnik
Na opinião do autor do artigo, Mehmet Ali Guller, Ancara deve fechar o mar Negro, o Cáucaso e as portas ocidentais da Ásia Central para os Estados Unidos e se tornar uma parte da Grande Parceria Euroasiática.
"A Turquia deve romper os laços com a OTAN", ressaltou o observador.
A saída da aliança, nota o veículo de imprensa, significaria a mudança para uma parceria estratégica com a Rússia e Irã, bem como a integração no "novo mundo" através do BRICS e da Organização para Cooperação de Xangai.
Além disso, de acordo com as palavras do autor, a saída do bloco militar privará os Estados Unidos da capacidade não só de controlar a política da Turquia, mas até prejudicará seriamente os planos de Washington.

"Os EUA terão que abandonar seus planos de transformar o mar Negro em um 'lago da OTAN', enquanto a exclusão de Ancara do bloco será um fracasso para os Estados Unidos na questão da influência no Cáucaso e na Ásia Central", resumiu o observador.

O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, discursa durante uma coletiva de imprensa conjunta com o ministro das Relações Exteriores da Irlanda, Simon Coveney, e o ministro das Relações Exteriores da Noruega, Anniken Huitfeldt, em Ancara, em 15 de junho de 2022
Panorama internacional
Documento de entrada da Suécia na OTAN não atende às expectativas da Turquia, diz MRE turco
Comentar