Panorama internacional

Liderança do PKK é morta no Iraque por forças da Turquia, diz mídia

Nesta sexta-feira (24), forças de segurança da Turquia neutralizaram uma das lideranças do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), na região norte do Iraque. O grupo é considerado uma organização terrorista pelas autoridades turcas.
Sputnik
A informação foi publicada pela agência turca Anadolu, citando fontes do setor de segurança da Turquia.

"Delal Azizoglu, um terrorista do PKK, conhecido por suas atividades ilegais na Europa sob o codinome Raperin, foi alvo no distrito de Sulaymaniyah, no norte do Iraque, da Organização Nacional de Inteligência da Turquia [MIT, na sigla em inglês]", disseram as fontes à agência.

Um conflito militar está em curso entre o PKK e as forças turcas desde 1984. As tensões escalaram a partir de 2015, acarretando diversas operações aéreas e terrestres da Turquia contra as bases do PKK na região norte do Iraque.
Soldado iraquiano em frente a muro com a inscrição "PKK". Foto de arquivo
Segundo as autoridades turcas, ao longo de 25 anos o PKK teria sido responsável pelas mortes de 40 mil pessoas, incluindo mulheres e crianças.
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse que, desde julho de 2015, quase 13 mil membros do PKK foram mortos, sendo seis mil dentro da Turquia e outros 6,9 mil fora do país. A Turquia já perdeu mais de 1,2 mil militares em confrontos com o PKK.
Comentar