Panorama internacional

Ucrânia não planeja fazer novos pedidos de ingresso na OTAN, diz vice-chefe de gabinete de Zelensky

A Ucrânia não planeja fazer nada em termos de adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em um futuro próximo, disse Igor Zhovkva, vice-chefe de gabinete do presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, neste sábado (25).
Sputnik
As declarações do oficial foram dadas ao jornal Financial Times.
"Os membros da Otan recusaram nossas aspirações. Não faremos mais nada a esse respeito", disse Zhovkva.
Panorama internacional
Rede secreta de espiões dos EUA e aliados fornecem armas e inteligência à Ucrânia, revela NYT
No entanto, de acordo com o assessor diplomático do presidente Zelensky, Kiev quer que a OTAN retire qualquer menção à Rússia como parceira do conceito estratégico da aliança militar.
"Esperamos [que façam modificações] no conceito estratégico da OTAN. Que haja advertências mais rígidas e severas ao agressor russo. Se os membros da OTAN não revelarem a real situação do que está acontecendo na Europa e na Ucrânia, então este documento será outro documento, absolutamente irrelevante", declarou.
Panorama internacional
NYT: EUA e Europa não esperavam sofrer consequências tão desastrosas por sanções à Rússia
A OTAN realizará uma cúpula em Madri na próxima semana (de 28 a 30 de junho), onde deverá adotar um novo conceito estratégico delineando as políticas e prioridades da aliança para a próxima década.
A Rússia lançou sua operação militar especial na Ucrânia em 24 de fevereiro, depois que as Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk (RPD e RPL) pediram ajuda para se defenderem da intensificação dos ataques ucranianos.
Em resposta à operação da Rússia, os países ocidentais lançaram uma ampla campanha de sanções contra Moscou e forneceram somas bilionárias em armas para a Ucrânia.
Panorama internacional
MRE russo: UE gera 'monopolização geopolítica' para conter Rússia com candidatura de Kiev e Chisinau
Comentar