Segundo o serviço de imprensa russo, Putin ressaltou que o país está comprometido com as obrigações firmadas com os agricultores brasileiros.
"O presidente da Rússia fez uma avaliação detalhada das causas da difícil situação no mercado global de produtos agrícolas e fertilizantes. Ele enfatizou a importância de restaurar a arquitetura do livre comércio de alimentos e fertilizantes, que entrou em colapso sob as sanções ocidentais. Nesse contexto, Vladimir Putin garantiu que a Rússia está comprometida em cumprir suas obrigações de garantir o fornecimento ininterrupto de fertilizantes russos aos agricultores brasileiros", diz o comunicado.
Jair Bolsonaro (à esquerda) e Vladimir Putin, presidentes do Brasil e da Rússia, respectivamente, falam em entrevista coletiva no Kremlin, em Moscou, na Rússia, em 16 de fevereiro de 2022. Foto de arquivo
© AFP 2023 / Mikhail Klimentiev / Sputnik
Na conversa, Putin e Bolsonaro reafirmaram a intenção de fortalecer a parceria, incluindo a expansão da cooperação em agricultura e energia.
"A intenção mútua de fortalecer consistentemente a parceria estratégica entre os dois países, incluindo a expansão da cooperação em vários campos, como a agricultura e a energia, foi confirmada", afirmou o Kremlin.
Segundo o comunicado, os líderes discutiram "em detalhes" os problemas da segurança alimentar global.
Putin e Bolsonaro também abordaram temas da agenda internacional, inclusive a presidência rotativa do Brasil no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (CSNU) a partir de 1º de julho.