"O presidente norte-americano Joe Biden comunicou que, além de que a frota de aeronaves turcas seria modernizada, a Turquia também receberia 40 novos F-16. Ele disse que tinha esta opinião desde dezembro do ano passado", disse.
"Então, o que temos neste momento? A Grécia dá tudo aos americanos, a Grécia fornece armas à Ucrânia por solicitação de nossos aliados e, ao mesmo tempo, os americanos vendem e modernizam as aeronaves turcas para estas sobrevoarem as ilhas gregas", afirmou Tsipras.
"Mitsotákis conduz uma política perigosa para o país, que nos leva de derrota em derrota, de Waterloo em Waterloo. Cada vez que estamos em um impasse ou fiasco, anuncia-se a compra de novos armamentos. Não sei quantos bilhões teremos de pagar para compensar os seus fracassos, se ele permanecer no governo do país durante muito tempo", disse.
"Pedimos eleições [antecipadas] por estarmos preocupados. Porque vemos que a política externa de Mitsotákis põe o país em perigo, porque vemos que a economia está se tornando cada vez pior. Se isso continuar durante muito tempo, vai levar a uma crise social", afirmou Tsipras.
"No mandato de Kyriákos Mitsotákis a Grécia restaurou seu prestígio internacional e agora desempenha um papel importante tanto no sudeste do Mediterrâneo como em todas graves crises e todos os desafios que o espaço euroasiático enfrenta. Hoje a Grécia é um país respeitado que desempenha um grande papel no mundo e representa um fator de estabilidade e segurança. Este fato, além do sucesso do governo, também demonstra um grande sucesso de nossa pátria", afirmou o representante oficial do governo grego, Yannis Ikonomu.