Panorama internacional

Erdogan quer assinar acordo com Itália e França sobre sistemas antiaéreos 'o mais rápido possível'

Ancara busca assinar um acordo para a produção de sistemas de defesa aérea SAMP/T com Roma e Paris o mais rápido possível, afirmou o presidente turco Recep Tayyip Erdogan nesta quarta-feira (6).
Sputnik
"Queremos passar para a fase de assinatura do acordo dos SAMP/T o mais rápido possível. Queremos o assinar porque é de grande importância para nossos sistemas de defesa", ressaltou Erdogan citado pela agência turca Anadolu.

"Temos total acordo com o primeiro-ministro [italiano Mario Draghi] neste assunto, não há quaisquer problemas. Da mesma forma, temos um acordo com [o presidente francês Emmanuel] Macron sobre esta questão. Espero que possamos assinar o acordo o mais rápido possível e seguir em frente", acrescentou.

A intenção foi revelada durante a coletiva de imprensa conjunta de Erdogan e Draghi na capital da Turquia, durante a visita oficial do premiê italiano ao país. Conforme salientou o mandatário turco, fortalecer a cooperação bilateral no âmbito da defesa serve os interesses mútuos e ambos os países estão em sintonia quanto a essa questão, relata a Anadolu.
Antes da coletiva, a Turquia e a Itália assinaram nove tratados de cooperação em várias áreas, inclusive na defesa, comércio, diplomacia e desenvolvimento.
O conflito russo-ucraniano também esteve na agenda do encontro entre Erdogan e Draghi:
"Trocamos opiniões sobre o retorno ao processo negocial entre a Rússia e Ucrânia, bem como sobre o plano da ONU para exportação de grãos ucranianos via mar Negro", disse o líder turco.
Panorama internacional
Erdogan não tem como tornar Turquia em potência militar mundial, diz revista americana
Comentar