Panorama internacional

Ministro das Finanças russo chama dólar e euro de moedas 'tóxicas' para Rússia

O ministro das Finanças da Rússia, Anton Siluanov, assegurou, em entrevista ao jornal Kommersant, que sua pasta apoia o uso do rublo nas exportações de gás natural liquefeito.
Sputnik
Segundo disse, "apoiamos isso de todas as formas possíveis".
Além disso, em entrevista ao jornal Vedomosti, Anton Siluanov admitiu que o país precisa de uma taxa de câmbio previsível.

"Sim, temos uma taxa flutuante, por isso o forte saldo da balança de pagamentos em resultado da redução das importações, boas receitas de venda de recursos energéticos e restrições nas operações de capital pressionam o fortalecimento do rublo. Essa taxa tem influência negativa no orçamento, já que cada rublo a mais por um dólar nos traz cerca de 130 bilhões de receitas", explicou.

De acordo com suas palavras, o Ministério das Finanças vê também a preocupação dos exportadores russos que dependem da renda de exportação, porque ela está se reduzindo em rublos.
Panorama internacional
MRE da Rússia: Moscou considera impor pagamentos em rublos por bens além do gás natural
"Em períodos comuns teríamos uma 'doença holandesa': a importação certamente dispararia com esta taxa. Os fabricantes nacionais enfrentariam um fluxo de bens importados baratos (em rublos), o que levaria à redução da fabricação doméstica e dos postos de trabalho", notou o titular.
Porém, agora as importações estão limitadas, e por isso, ressalta Siluanov, é necessário voltar a estabelecer um sistema de previsibilidade da taxa de câmbio.
Ele também ressaltou que comprar moedas de países hostis, principalmente o dólar e o euro (medida prevista pelo orçamento) agora é impossível e, segundo o ministro, no futuro mais próximo, a situação não vai mudar.

"Para nós, essas moedas são tóxicas: nossas reservas estão congeladas, os ativos das empresas foram arrestados, estão sendo impostas limitações às transferências bancárias. Não há problemas com as moedas de países amigáveis, portanto se tomarmos a decisão sobre o reinício desta regra orçamentária, as intervenções devem ser realizadas apenas por meio destas moedas. Então, através de taxas cruzadas, a relação do rublo ao dólar e ao euro vai mudar", constatou Siluanov, mas se recusou a indicar moedas concretas.

Comentar