Segundo o texto da emenda adotada pela câmara baixa do Congresso norte-americano, o financiamento incluirá assistência aos pilotos ucranianos assim como para equipes associadas.
Além da medida de assistência financeira, os congressistas aprovaram um requerimento para um estudo sobre o volume de financiamento providenciado para empresas do setor de defesa. O estudo tem como objetivo quantificar os pedidos de reabastecimento dos estoques de armas dos EUA — afetados pelos constantes envios de armas à Ucrânia.
Soldado russo durante operação especial na Ucrânia, 27 de junho de 2022
© Sputnik / Aleksei Maishev
Os congressistas também acrescentaram uma emenda de requerimento para que o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, apresente um relatório semestral sobre os planos de resposta do Pentágono à operação militar especial russa na Ucrânia.
A câmara baixa do Congresso norte-americano está em um processo de debate e votação de 650 emendas à Lei de Autorização de Defesa Nacional de 2023, que define a liberação de verbas para o setor. Na quarta-feira (13), 120 dessas emendas foram aprovadas.
Algumas das emendas discutidas incluem propostas de confisco de ativos financeiros internacionais da Rússia congelados para financiar a reconstrução da Ucrânia, restringir vendas de jatos de combate F-16 à Ucrânia e limitar vendas de armas para a Arábia Saudita.