Panorama internacional

Lapid: Israel 'se reserva o direito' de agir em total liberdade contra programa nuclear do Irã

O primeiro-ministro de Israel expressou novamente a oposição do país contra o programa nuclear do Irã, que tanto Tel Aviv como Washington reconhecem como suposta ameaça.
Sputnik
Yair Lapid, primeiro-ministro israelense, declarou no domingo (17), que Israel "se opõe ao acordo nuclear [iraniano] e se reserva o direito à plena liberdade de ação diplomática e operacional em relação ao programa nuclear iraniano".
Para o premiê israelense, a visita de Biden teve "feitos diplomáticos, de segurança e econômicos que fortalecerão o Estado de Israel".
Panorama internacional
EUA e Israel firmam compromisso de segurança para 'não permitir nunca que Irã tenha armas nucleares'
Falando antes de sua reunião de gabinete semanal, Lapid também disse no último domingo (10) que expressou esta posição a "um dos amigos mais próximos que Israel já teve", Joe Biden, presidente dos EUA, durante sua recente visita "histórica".
Na quinta-feira (15), Biden e Lapid assinaram uma declaração conjunta de parceria estratégica que reafirmou os "laços inquebráveis" entre os dois países em questões de segurança, destacou o Irã como um agressor potencial, e prometeu trabalhar para nunca permitir que Teerã obtivesse uma arma nuclear.
Foi a primeira viagem de Biden ao Oriente Médio desde que tomou posse, durante a qual ele visitou Israel, Palestina e Arábia Saudita, onde se encontrou com os respectivos líderes.
Comentar