Notícias do Brasil

Lula e aliados articulam encontro do ex-presidente com embaixadores do BRICS

Reunião pode acontecer já na próxima semana e foi marcada antes da reunião do presidente, Jair Bolsonaro (PL), com embaixadores na segunda-feira (19).
Sputnik
Em uma reunião com o MDB, o ex-presidente Lula anunciou que prepara, para a próxima semana, um encontro com embaixadores dos países que compõem o BRICS. De acordo com a Folha de São Paulo, a expectativa de aliados é que o debate sobre a eleição e a confiabilidade das urnas sejam pauta, além da discussão de temas como clima, fome, desigualdade e paz no mundo, relata a mídia.
A intenção também é que o ex-presidente encontre com diplomatas de outros países, em grupo ou individualmente. De acordo com integrantes de sua campanha, o petista tem sido procurado pela chancelaria de outras nações, isoladamente ou em conjunto.
Notícias do Brasil
BRICS é fundamental para futuro presidente do Brasil em novo eixo econômico global, diz especialista
Na segunda-feira (21), Bolsonaro convocou diversos embaixadores ao Palácio do Planalto para falar sobre as eleições e colocar em xeque o sistema eleitoral brasileiro.
Entretanto, segundo diplomatas ouvidos pelo jornal, as declarações do mandatáio não devem mudar a opinião das missões sediadas em Brasília, uma vez que o conteúdo apresentado no Alvorada pouco divergiu de ataques anteriores contra o TSE.
Para embaixadores, o presidente, com o evento, tentou desviar o foco de problemas que afetam seu governo, como a inflação e o preço dos combustíveis.
Na visão de Lula, Bolsonaro fez uma reunião que simboliza a disposição do chefe do Executivo para questionar o resultado do pleito de outubro caso seja derrotado. Aos emedebistas, o ex-presidente comentou ainda que, se houvesse fraude nas urnas, ele nunca teria sido eleito.
Comentar