Após seis anos do rompimento das relações, Teerã e Riad estão prontos para levar as negociações de reconciliação para um nível mais alto, disse o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir-Abdollahian, nesta sexta-feira (22).
"Foram feitos progressos nestas negociações", afirmou Amir-Abdollahian acrescentando que espera que o diálogo com Riad leve a "laços diplomáticos normais entre a Arábia Saudita e a República Islâmica do Irã", segundo o The Times of Israel.
Desde abril do ano passado, o Iraque sediou cinco rodadas de negociações entre os governos saudita e iraniano que, historicamente, apoiam lados opostos em vários conflitos no Oriente Médio.
No entanto, o chefe da diplomacia iraniana disse que recebeu uma mensagem de seu homólogo iraquiano, Fuad Hussein, informando que "o lado saudita está pronto para levar as negociações para o nível político e público", relata a mídia.
Com a informação, Amir-Abdollahiananunciou "nossa prontidão [do Irã] para que as negociações entrem no palco político".
Após a última rodada de negociações em abril, o primeiro-ministro iraquiano, Mustafa al-Kadhemi, disse acreditar que "a reconciliação está próxima" entre Riad e Teerã, o que mostra um reflexo adicional da mudança de alinhamentos políticos em toda a região.
Arábia Saudita e a República Islâmica cortaram relações em 2016 quando manifestantes iranianos atacaram missões diplomáticas sauditas no Irã depois que o reino executou o clérigo xiita Nimr al-Nimr.