Panorama internacional

Irã: estamos prontos para estabelecer 'laços diplomáticos normais e políticos' com Arábia Saudita

Ministério das Relações Exteriores iraniano disse que está preparado para que as negociações com os sauditas entrem no "mais alto nível político".
Sputnik
Após seis anos do rompimento das relações, Teerã e Riad estão prontos para levar as negociações de reconciliação para um nível mais alto, disse o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir-Abdollahian, nesta sexta-feira (22).

"Foram feitos progressos nestas negociações", afirmou Amir-Abdollahian acrescentando que espera que o diálogo com Riad leve a "laços diplomáticos normais entre a Arábia Saudita e a República Islâmica do Irã", segundo o The Times of Israel.

Desde abril do ano passado, o Iraque sediou cinco rodadas de negociações entre os governos saudita e iraniano que, historicamente, apoiam lados opostos em vários conflitos no Oriente Médio.
No entanto, o chefe da diplomacia iraniana disse que recebeu uma mensagem de seu homólogo iraquiano, Fuad Hussein, informando que "o lado saudita está pronto para levar as negociações para o nível político e público", relata a mídia.
Notícias do Brasil
Quais seriam repercussões da reconciliação entre Arábia Saudita e Irã para o Brasil?
Com a informação, Amir-Abdollahiananunciou "nossa prontidão [do Irã] para que as negociações entrem no palco político".
Após a última rodada de negociações em abril, o primeiro-ministro iraquiano, Mustafa al-Kadhemi, disse acreditar que "a reconciliação está próxima" entre Riad e Teerã, o que mostra um reflexo adicional da mudança de alinhamentos políticos em toda a região.
Arábia Saudita e a República Islâmica cortaram relações em 2016 quando manifestantes iranianos atacaram missões diplomáticas sauditas no Irã depois que o reino executou o clérigo xiita Nimr al-Nimr.
Comentar