"Há uns dias eu disse em uma entrevista que a Rússia não tem nenhum preconceito contra as negociações com a Ucrânia. De imediato, depois de apenas umas horas, o porta-voz do Departamento de Estado afirmou que os EUA não acham que agora seja o momento oportuno para a Ucrânia conduzir negociações com a Rússia. Então, façam conclusões – perguntem aos colegas norte-americanos, qual é a razão disso", disse Lavrov durante uma coletiva de imprensa no âmbito da sua visita a Uganda.
"Afinal, claro que se trata do Nord Stream 2, que está completamente pronto para compensar e satisfazer tudo […] e está simplesmente fechado por razões políticas", destacou.
"Ao longo dos últimos seis ou sete anos a União Europeia tem dito que a Rússia usa gás como uma arma, não providenciando nenhum exemplo concreto e paralelamente fazendo tudo para limitar as capacidades de transportar o gás, que o Nord Stream 1 possuía", disse o ministro.
"Vendemos o petróleo a qualquer país que está interessado nisso. Se algum país o quiser, não há obstáculo algum, seja para Índia ou China, seja para qualquer país africano."