"Vimos a declaração da Rússia de que planeja deixar a Estação Espacial Internacional após 2024. É um desenvolvimento lamentável, dado o trabalho científico crítico realizado na EEI, a valiosa colaboração profissional que nossas agências espaciais tiveram ao longo dos anos, e especialmente à luz do nosso renovado acordo sobre cooperação em voos espaciais", disse Price durante uma coletiva de imprensa. "Fomos pegos de surpresa pela declaração pública que saiu [na Rússia]."
"Estamos explorando opções, é claro, para mitigar qualquer potencial impactos na Estação Espacial Internacional depois de 2024", disse Kirby durante uma teleconferência. "Se, de fato, a Rússia se retirar, essa é a atitude responsável a ser tomada depois de ver essas reportagens."
"Vocês sabem que estamos trabalhando no âmbito da cooperação internacional na Estação Espacial Internacional. Com certeza que cumpriremos todas as nossas obrigações perante nossos parceiros, mas foi tomada a decisão de saída desta estação após 2024", confirmou ele em um relatório a Vladimir Putin, presidente da Rússia.