"Há muito tempo a Rússia tem sido a maior produtora de pneus de inverno para os países do Norte. Isso se explica pelo fato de a Rússia ser um mercado enorme com uma grande procura e recursos abundantes. Mas eles tinham o direito de importação que afetou as fornecedoras norueguesas de forma negativa. Desta maneira, as fornecedoras perceberam que podiam criar já [na Rússia] fábricas, assim fazendo as importações para os países nórdicos mais baratas", disse ao jornal Nettavisen Paul Oord, diretor-geral da Starco Norge, uma das maiores fornecedoras de pneus da Noruega.
"Não há dúvida nenhuma que no outono [do Hemisfério Norte] vamos testemunhar uma escassez de pneus", disse. "Anteriormente, o cliente podia escolher entre vários tipos de pneus, mas agora todos recebem pneus de acordo com o princípio 'primeiro a chegar, primeiro a ser servido'. Não se pode titubear mais. Nesse caso, corre o risco de deixar o carro na garagem por todo o inverno."