Panorama internacional

Coreia do Sul apela por melhores relações com Moscou e por acordo de paz sobre a Ucrânia

O ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Park Jin, disse que Seul espera uma normalização das relações com a Rússia e a paz na Ucrânia.
Sputnik
As declarações foram dadas durante uma reunião com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, na Cúpula do Leste Asiático (EAS) em Phnom Penh, no Camboja, nesta sexta-feira (5), segundo confirmou o Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul à Sputnik.
Park Jin e Lavrov tiveram breves conversas na reunião do EAS na capital cambojana, discutindo a crise ucraniana, bem como a situação na península coreana, disse um representante do Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul à Sputnik.
"Espero uma rápida normalização das relações entre a Coreia do Sul e a Federação da Rússia e a restauração da paz na Ucrânia", disse Park Jin ao porta-voz do Ministério das Relações Exteriores.
Panorama internacional
China adverte EUA a não provocarem confrontos enquanto firmam laços com países da ASEAN
Ele admitiu que a crise ucraniana está tendo um impacto negativo nas relações entre a Rússia e a Coreia do Sul e expressou preocupação com interrupções nas cadeias de suprimentos globais e flutuações do mercado.
De acordo com relatos da mídia sul-coreana, a Rússia expressou insatisfação com o fato de a Coreia do Sul ter aderido às sanções contra a Rússia, mas garantiu a Seul que, se houver alguma dificuldade específica que as empresas sul-coreanas relatarem enquanto trabalham na Rússia, Moscou "vai levar isso a sério".
Lavrov também teria dito a Park Jin que o lado russo está monitorando a situação na Coreia do Norte e enviou uma "mensagem" ao país, que poderia ajudar a melhorar a situação.
A 55ª Reunião de Ministros das Relações Exteriores da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), a Conferência Pós-Ministerial da ASEAN, a 23ª Reunião de Ministros das Relações Exteriores da ASEAN Plus, a 12ª Reunião de Ministros das Relações Exteriores da Ásia Oriental (EAS), o 29º Fórum Regional da ASEAN e outras reuniões relacionadas estão ocorrendo na capital cambojana de Phnom Penh, entre 31 de julho e 6 de agosto.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse a jornalistas no início desta semana que não teve interações com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, durante as reuniões da ASEAN em Camboja.
Panorama internacional
Em cúpula da ASEAN, EUA dizem aos líderes do Sudeste Asiático que vão ficar por 'gerações' na região
Comentar