"Um navio carregando 13.000 toneladas de milho partiu do porto de Chernomorsk e está navegando da Ucrânia para o Reino Unido. O rumo do navio de bandeira maltesa Rojen também está sendo constantemente monitorado pelo Centro de Coordenação Conjunta", diz o comunicado.
O ministério observou que o navio de bandeira turca Polarnet, que estava esperando no porto de Chernomorsk, também partiu para o porto de Karasu, a leste de Istambul.
"O navio que transporta 12.000 toneladas de milho será inspecionado por uma equipe conjunta de inspeção ao norte de Istambul antes de chegar a Karasu", diz o comunicado.
O ministério acrescentou que o navio de carga seca Navistar com 33.000 toneladas de milho a bordo também deixou a cidade de Odessa.
Em 22 de julho, o Acordo de Grãos do mar Negro mediado pela ONU foi assinado pela Ucrânia, Rússia e Turquia para garantir que as exportações de alimentos e fertilizantes cheguem aos necessitados desde três importantes portos ucranianos no mar Negro – Odessa, Chernomorsk e Yuzhny. Sob o acordo, os navios de carga serão guiados por navios ucranianos até águas internacionais do mar Negro, evitando áreas minadas, e depois vão seguir em direção ao estreito de Bósforo por um corredor estabelecido.
As partes também instituíram o JCC em Istambul no dia 27 de julho, com representantes da Rússia, Ucrânia, Turquia e das Nações Unidas. O centro vai monitorar a implementação da iniciativa de grãos do mar Negro para estabelecer um corredor marítimo humanitário para o transporte de exportações e vai realizar inspeções dos navios de carga para determinar se eles não contêm mercadorias ou pessoal não autorizado.