Recentemente, o vice-primeiro-ministro russo Aleksandr Novak, após a reunião entre o presidente russo Vladimir Putin e o líder turco Recep Tayyip Erdogan, disse aos jornalistas que os líderes dos dois países acordaram começar o pagamento parcial em rublos pelo fornecimento de gás russo à Turquia.
"O aumento da proporção de transações em moedas nacionais com vários países não pretende derrubar nada, em particular derrubar o dólar [dos EUA]. O dólar deixou de ser uma moeda de reserva confiável, e estas preocupações são agora compartilhadas por um número muito grande de países", observa Peskov.
"Infelizmente, o país emissor do dólar abalou com suas ações a confiança nessa moeda, por isso, é bastante natural que muitos países procurem oportunidades para reduzir a participação do dólar em suas trocas comerciais e aumentar a participação dos pagamentos em moeda nacional. O mesmo processo está acontecendo com a República da Turquia", disse Peskov aos jornalistas, respondendo à pergunta se não haveria o objetivo de derrubar o dólar com a expansão de pagamentos em moedas nacionais.
O porta-voz do presidente russo lembrou que com a Turquia foi alcançado um acordo para pagar uma parte do fornecimento do gás em rublos. "Esperamos que a cota de participação das moedas nacionais continue a crescer", acrescentou.
Anteriormente, o jornal canadense Toronto Star destacou que a Rússia atingiu o sistema financeiro dos países-membros da OTAN ao tomar as devidas medidas em resposta às sanções ocidentais. Conforme o Credit Suisse, a situação na Ucrânia resultou no início de uma nova ordem financeira, onde outras moedas podem substituir o dólar.