Panorama internacional

Pentágono diz que China usa exercícios militares para coagir Taiwan e comunidade internacional

A China está tentando coagir Taiwan e a comunidade internacional realizando exercícios militares maciços ao redor da ilha, disse o subsecretário de Defesa para Políticas, Colin Kahl, nesta segunda-feira (8).
Sputnik
"Claramente, a RPC [República Popular da China] está tentando coagir Taiwan. Claramente, eles estão tentando coagir a comunidade internacional. Tudo o que digo é que não vamos morder a isca e não vai funcionar", disse Kahl durante uma coletiva de imprensa.
Em vez de jogar a favor da China nessa situação, os Estados Unidos vão continuar a voar, navegar e operar onde quer que a lei internacional permita, inclusive no estreito de Taiwan, disse Kahl.
O subsecretário de Defesa também disse que não há nova avaliação sobre se a China vai tomar Taiwan militarmente em dois anos.
As relações entre a China e os Estados Unidos sofreram um duro golpe depois que a presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, visitou Taiwan na semana passada, apesar das advertências de Pequim de que a visita violaria a política de Uma China — a espinha dorsal das relações dos dois países. A China respondeu organizando exercícios militares em larga escala em torno de Taiwan e impondo restrições a alguns produtos taiwaneses.
Mais cedo nesta segunda-feira, o porta-voz do Ministério da Defesa chinês, Wu Qian, pediu ao governo dos EUA que respeite os interesses legítimos da China e esqueça a ideia de usar Taiwan como ferramenta de controle no Pacífico Sul.
Panorama internacional
Biden afirma estar preocupado com exercícios militares da China em meio às tensões com Taiwan
Comentar