Panorama internacional

Insatisfação com partidos Democrata e Republicano bate recorde nos EUA, aponta pesquisa

Levantamento divulgado nesta terça-feira (9) mostra um aumento da insatisfação da população dos Estados Unidos com o sistema eleitoral bipartidário. Os jovens são os que menos se sentem representados pelos partidos Democrata e Republicano.
Sputnik
Pesquisa do Centro de Pesquisas Pew indica que 39% da população gostaria de mais partidos disputando as eleições nos Estados Unidos diante da hegemonia dos democratas e dos republicanos e que 27% dos norte-americanos tem visões desfavoráveis sobre os dois partidos, um recorde desde 1994, segundo o levantamento.

"Nas últimas décadas, a parcela de americanos que expressa opiniões desfavoráveis de ambos os principais partidos cresceu: em 1994, apenas 6% do público tinha uma visão desfavorável dos partidos Republicano e Democrata. Hoje, cerca de um quarto (27%) tem visões negativas de ambos os partidos", diz o instituto.

Panorama internacional
Caos econômico nos EUA gerado por Biden pode levar Trump de volta ao poder, diz especialista
O estudo também aponta que 43% dos estadunidenses não se sentem representados pelos candidatos que se apresentam nas eleições — 51% afirmam que se sentem representados por pelo menos um postulante.
A rejeição ao modelo eleitoral dos EUA é maior entre os mais jovens.
Entre a população de 18 a 29 anos, 54% não se sentem representados pelos candidatos colocados, 48% gostariam de mais partidos na disputa e 37% tem visões desfavoráveis aos dois principais partidos.

"A sensação de que os candidatos a cargos políticos não representam bem suas opiniões aumentou em todas as faixas etárias nos últimos quatro anos. A parcela que diz que nenhum dos candidatos representa seus pontos de vista aumentou de 47% em 2018 para 54% agora entre os de 18 a 29 anos e de 43% para 52% entre os de 30 a 49 anos. americanos mais velhos (36% hoje versus 29% em 2018 para aqueles com idades entre 50 e 64 anos e 27% agora versus 22% para aqueles com 65 anos ou mais)."

Panorama internacional
Para 58% dos americanos, Trump deveria ser acusado criminalmente por invasão do Capitólio
O levantamento mostra ainda que a polarização política aumentou nos Estados Unidos. Segundo a pesquisa, cresceu o sentimento negativo de um alguém alinhado com um partido sobre uma pessoa da legenda oposta.
"A polarização partidária tem sido um fato da vida política nos Estados Unidos. Mas cada vez mais, republicanos e democratas veem não apenas o partido da oposição, mas também as pessoas desse partido sob uma ótica negativa. Parcelas maiores em cada partido agora descrevem os do outro partido como de mente mais fechada, desonestos, imorais e pouco inteligentes do que outros americanos", diz o Pew.
Comentar