Vladimir Artyakov, primeiro vice-chefe da Rostec State Corporation, deu detalhes à Sputnik sobre os testes realizados e a capacidade de atuação do novo armamento. Segundo ele, o veículo russo poderá ser usado em um futuro próximo e deve contar com a inclusão da numeração "O1" — por se tratar de um veículo anfíbio.
"É multifuncional, capaz de superar obstáculos aquáticos sem preparação em ondas de até três pontos e disparar simultaneamente à tona. Pode realizar operações de combate em terras altas, em clima tropical e em áreas pantanosas", disse.
O Sprut-SDM1 pode ser lançado a partir de uma aeronave e é o único tanque de seu tipo no mundo a ter um poder de fogo igual ao de um T-80 ou T-90. Tem também uma ampla gama de munições, incluindo a capacidade de disparar mísseis guiados e uma metralhadora controlada à distância. Além disso, seu canhão 2A75 de 125 mm tem um poder de fogo semelhante ao de um T-90MS.
Em termos de mobilidade em terra e água, está no nível de BMD-4M e BMP-3.
"Este veículo não tem concorrentes nem na Rússia, nem no mundo", enfatizou Artyakov.
A arma autopropulsada é capaz de pousar do ar com uma tripulação dentro e fazer marchas de até 500 km sem reabastecimento. O 2S25 atualizado destina-se principalmente a unidades das Tropas Aerotransportadas.