Destruidor de tanques anfíbio da Rostec é aprovado em novos testes na Rússia

A Rostec, corporação estatal russa para desenvolvimento de tecnologias avançadas, anunciou na quinta-feira (11) que o antitanque Sprut-SDM1, autopropulsado de 125 mm 2S25, foi aprovado em novos testes.
Sputnik
Vladimir Artyakov, primeiro vice-chefe da Rostec State Corporation, deu detalhes à Sputnik sobre os testes realizados e a capacidade de atuação do novo armamento. Segundo ele, o veículo russo poderá ser usado em um futuro próximo e deve contar com a inclusão da numeração "O1" — por se tratar de um veículo anfíbio.
Panorama internacional
Catástrofe em usina de Zaporozhie será responsabilidade do Ocidente, diz representante russo na ONU

"É multifuncional, capaz de superar obstáculos aquáticos sem preparação em ondas de até três pontos e disparar simultaneamente à tona. Pode realizar operações de combate em terras altas, em clima tropical e em áreas pantanosas", disse.

O Sprut-SDM1 pode ser lançado a partir de uma aeronave e é o único tanque de seu tipo no mundo a ter um poder de fogo igual ao de um T-80 ou T-90. Tem também uma ampla gama de munições, incluindo a capacidade de disparar mísseis guiados e uma metralhadora controlada à distância. Além disso, seu canhão 2A75 de 125 mm tem um poder de fogo semelhante ao de um T-90MS.
Em termos de mobilidade em terra e água, está no nível de BMD-4M e BMP-3.

"Este veículo não tem concorrentes nem na Rússia, nem no mundo", enfatizou Artyakov.

A arma autopropulsada é capaz de pousar do ar com uma tripulação dentro e fazer marchas de até 500 km sem reabastecimento. O 2S25 atualizado destina-se principalmente a unidades das Tropas Aerotransportadas.
Panorama internacional
Rússia já elaborou contramedidas caso acesso ao exclave de Kaliningrado seja cortado, diz embaixador
Comentar