Panorama internacional

Turquia pretenderia evitar demora na negociação de caças F-16 dos EUA

A Turquia está em discussões com os EUA para acelerar a aquisição e modernização de caças F-16, apesar da oposição de certos congressistas do país e da Grécia.
Sputnik
A Turquia se opõe ao atraso na aquisição e modernização de caças americanos F-16, e exige que o Pentágono apresente o assunto ao Congresso dos EUA, noticiou no sábado (13) o jornal turco Sabah, citando fontes familiarizadas com o assunto.
Joe Biden, presidente dos EUA, disse anteriormente que esperava obter a aprovação do Congresso para a entrega de 40 caças e modernização de outros 80 já presentes, ambos para a Turquia, mas um grupo de congressistas americanos se opôs ao acordo.
Erdogan acusa EUA de usarem nova tática para atrasar entrega de caças F-16
Além disso, a Grécia impede ativamente a entrega de caças, sendo essa uma das razões para Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, se recusar a ter contatos com Kyriakos Mitsotakis, primeiro-ministro grego, e o acusar de violação dos acordos alcançados.
Segundo as fontes da mídia, a Turquia não gostaria que a questão ficasse refém de longos procedimentos e atrasos, pelo que Ancara está negociando com o Pentágono e exigindo que a questão seja submetida ao Congresso dos EUA. A iniciativa é também considerada necessária porque o Congresso deve aprovar a questão dentro de um certo tempo.
As negociações sobre as compras dos F-16 estão em andamento há algum tempo, indicaram as fontes, que acrescentaram que a questão será discutida durante uma possível reunião entre Biden e Erdogan em Nova York, EUA, à margem da 77ª Sessão da Assembleia Geral da ONU, prevista para 13-27 de setembro.
Comentar