Panorama internacional

Ucrânia flerta com desastre nuclear ao atacar hidrelétrica de Kakhovka

Segundo o vice-diretor de reconstrução da usina, se a hidrelétrica for destruída privará a usina nuclear de Zaporozhie de água para resfriar seus reatores.
Sputnik
Bombardeios ucranianos contra a usina hidrelétrica de Kakhovka, na região de Kherson, podem levar a uma tragédia nuclear. O alerta foi dado pelo vice-diretor de reconstrução da estação, Arseniy Zelensky.
Segundo ele, a usina está conectada à rede da usina nuclear de Zaporozhie, portanto as forças ucranianas estão flertando com uma tragédia de larga escala ao alvejar a usina hidrelétrica. Zelensky acrescentou que, se a hidrelétrica for destruída em um ataque, a usina nuclear de Zaporozhie ficaria privada de água para resfriar seus reatores.
Panorama internacional
Catástrofe em usina de Zaporozhie será responsabilidade do Ocidente, diz representante russo na ONU
Segundo Arseniy Zelensky, devido aos últimos ataques, a hidrelétrica está funcionando abaixo de sua capacidade, de modo emergencial. Das seis turbinas, apenas três estão em operação.
"Trabalhamos em um ambiente muito perigoso. Claro que ações de combate perto da usina são inaceitáveis, é uma instalação estratégica. Problemas na usina hidrelétrica de Kakhovka levarão a sérios problemas na central nuclear de Zaporozhye, e isso pode levar a um desastre nuclear", alertou Zelensky.
Comentar