Panorama internacional

Taiwan diz que China enviou aviões e navios para perto da ilha

11 aviões chineses foram enviados para perto de Taiwan, depois que no dia anterior 13 aeronaves da China continental passaram a linha mediana do estreito de Taiwan, segundo o Ministério da Defesa taiwanês.
Sputnik
O Exército de Libertação Popular (ELP) da China enviou 11 aviões e 6 navios militares para perto de Taiwan, comunicou o Ministério da Defesa de Taiwan no Twitter.
De acordo com ele, a China enviou dois caças J-11, dois J-16, dois J-10, quatro Su-30 e um avião de detecção por radar de longo alcance KJ-500 para a zona de identificação de defesa aérea (ADIZ, na sigla em inglês) de Taiwan.
O ministério acrescentou que Taiwan enviou uma patrulha aérea e ativou sistemas de mísseis antiaéreos para monitorar a situação.
Panorama internacional
China afirma que 'completou tarefas' em torno de Taiwan, mas fará 'patrulhas regulares', diz Reuters
Além disso, um total de 13 aeronaves da China atravessou a linha mediana do estreito de Taiwan no sábado (13), anunciou ele.
As ações vêm em meio às atividades militares chinesas em torno de Taiwan, que seguem a recente visita ao território de Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes dos EUA. A China advertiu antes de sua passagem que responderia firmemente no caso de ela acontecer, que vê como intromissão nos seus assuntos internos.
Também no sábado (13), Taipé agradeceu a Washington pelo que disse serem "ações concretas" para manter a segurança e a paz no estreito de Taiwan e na região. Na sexta-feira (12) os EUA anunciaram que na semana seguinte conduziriam trânsitos aéreos e marítimos no estreito de Taiwan e que estão elaborando um "roteiro comercial ambicioso" para o território.
A China considera Taiwan, cuja independência nunca reconheceu, uma província renegada que um dia se reunificará com o continente, não excluindo usar meios militares para atingir o objetivo, se necessário.
Comentar