"Um interesse especial é representado por modelos e sistemas perspectivos que são orientados para o futuro e vão determinar o amanhã das forças armadas. Trata-se de armas de alta precisão e técnica robótica, de sistemas de combate baseados em novos princípios físicos. Muitos deles superam em anos, talvez em décadas, os análogos estrangeiros", notou o chefe de Estado russo.
Vladimir Putin ressaltou também que o povo russo está orgulhoso de seu Exército e Marinha, que têm estado na guarda da soberania e segurança da Rússia em todos os tempos. Ao mesmo tempo, Moscou avalia altamente seus aliados e companheiros de diversos continentes que não seguem os ditames do Ocidente.
"São Estados que não cedem à chamada potência hegemônica. Seus líderes mostram um verdadeiro caráter masculino e não se dobram", disse ele.
O mandatário russo sublinhou que esses países escolhem um caminho de desenvolvimento soberano e independente e querem resolver de maneira coletiva as questões da segurança regional e global com base no direito internacional, responsabilidade mútua e reconhecimento dos interesses uns dos outros.
O país aprecia as relações com países da América Latina, Ásia e África e está disposto a oferecer a esses países armas de última geração, continuou Putin.
O líder russo notou que esses tipos de armas são altamente avaliados em todo o mundo pelos militares professionais por sua confiabilidade, qualidade e grande eficácia e praticamente todos eles foram utilizados mais de uma vez em condições reais de combate.
O fórum técnico-militar internacional EXÉRCITO 2022 ocorre na região de Moscou de 15 a 21 de agosto. Cerca de 1,5 mil fábricas do setor da indústria bélica apresentarão novíssimos exemplares de equipamentos militares.