Os EUA receberam a resposta do Irã à proposta da União Europeia (UE) com relação ao acordo nuclear e estão estudando o acordo, disse na terça-feira (16) o Departamento de Estado.
"Recebemos os comentários do Irã através da UE e os estamos estudando". Estamos compartilhando nossos pontos de vista com a UE", revelou um porta-voz do Departamento de Estado.
Nesta terça-feira (16) Mikhail Ulyanov, representante permanente da Rússia junto às organizações internacionais em Viena, Áustria, também declarou que Teerã propôs a consagração de garantias para a preservação do acordo nuclear iraniano.
Se os EUA recusarem a restauração do acordo nuclear, eles não evitarão consequências, acrescentou o diplomata.
Em 2015, o Irã assinou o acordo nuclear formalmente conhecido como Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, na sigla em inglês) com a Alemanha, China, EUA, França, Reino Unido, Rússia e a União Europeia. O pacto exigia que o Irã reduzisse seu programa nuclear e as reservas de urânio em troca de alívio das sanções, incluindo o levantamento do embargo de armas cinco anos após a adoção do acordo.
No entanto, em 2018, sob a administração de Donald Trump (2017-2021), os EUA abandonaram o JCPOA, levando o Irã a começar seu afastamento dos termos do acordo em 2019. Em 2021 a administração de Joe Biden reiniciou o diálogo para um acordo nuclear com o Irã, mas continuou largamente a política de sanções anti-iranianas.