Panorama internacional

Japão anuncia retomada de importações de petróleo da Rússia

O Japão voltou a importar petróleo da Rússia em julho deste ano, embora seus volumes tenham diminuído em relação a julho de 2021.
Sputnik
Na esteira das sanções impostas contra a economia russa, o volume de importações de petróleo russo para o Japão diminuiu 65,4% em julho, informou o Ministério das Finanças japonês em um comunicado.
Adicionalmente registrou-se um decréscimo de 26,1% nas importações de gás natural liquefeito.
O Japão, em junho, interrompeu as importações de petróleo da Rússia. Durante o período de janeiro a junho deste ano, o volume das importações de petróleo russo para o Japão diminuiu 21,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Além disso, observou-se uma queda nas importações em julho, na comparação com o mesmo mês de 2021, de itens como carvão (40,1%), minério (84,9%), grãos (73,1%) e hortaliças (60,6%).
Panorama internacional
Novo livro branco do Japão chama China, Coreia do Norte e Rússia de 'ameaças à ordem internacional'
Ao mesmo tempo, as importações japonesas de peixe e produtos de pesca aumentaram 21,7%.
Quanto à exportação de mercadorias de Tóquio para Moscou em julho, o maior crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior foi observado em itens como produtos médicos (154,1%) e produtos de metal (64,2%).
Ao mesmo tempo, a exportação de equipamentos de áudio e vídeo caiu quase 99,9%. A exportação de carros do Japão para a Rússia em julho diminuiu 21,5%, e de peças de reposição, 70,2%.
Comentar