Panorama internacional

Rússia tem posição-chave para estabilidade econômica e militar da África, diz Defesa sul-africana

O Ministério da Defesa da África do Sul disse nesta terça-feira (16) que considera a Rússia uma importante parceira dos países do continente africano.
Sputnik
A ministra da Defesa sul-africana, Thandi Modise, exaltou as contribuições russas para a África durante a 10ª Conferência de Moscou sobre Segurança Internacional.

"A Rússia… nunca foi uma colonizadora da África. E esse respeito por nós é bom. Também respeitamos a Rússia por uma segunda razão, a de que contribuiu, concedeu empréstimos, não escravizou africanos. Em termos de desenvolvimento, a Rússia tem potencial para investir, para se tornar um parceiro, para fazer crescer as economias e nos levar a menos pobreza e menos dependência", disse a ministra.

Modise disse à Sputnik que a África do Sul considera a Rússia potencialmente capaz de fazer uma grande contribuição para a estabilidade militar e econômica da região.
Panorama internacional
Na África, EUA falam em alternativa para nações africanas, mas ouvem resposta desanimadora
A ministra destacou a ligação entre a crescente estabilidade econômica e o aprimoramento de processos de democratização — o que torna a contribuição da Rússia inestimável.

"Pensamos que a contribuição, o investimento, o investimento real nas economias africanas não apenas fará crescer a economia russa, mas também nos ajudará a crescer", disse.

Modise ainda comentou a construção do BRICS e destacou que o grupo se coloca como uma arena para "fomentar relações positivas em todo o mundo". Segundo a ministra, a África do Sul tem trabalhado para garantir a expansão das relações do BRICS com os países do continente africano.
Notícias do Brasil
Por que as Forças Armadas do Brasil não se beneficiam da aliança com países do BRICS?
Todos os 54 Estados africanos estiveram oficialmente representados na conferência. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, participou da abertura e salientou que o desenvolvimento das relações com os países africanos e organizações regionais está entre as prioridades da política externa russa.

"Os Estados africanos estão ganhando peso político e econômico, afirmando-se como um dos pilares importantes da ordem mundial multipolar e assumindo um papel cada vez mais importante na elaboração das decisões da comunidade internacional sobre questões fundamentais relacionadas com as agendas regional e global. Nossas posições são próximas ou coincidentes em muitos desses assuntos, o que cria condições favoráveis ​​para uma interação construtiva na ONU e em outras plataformas internacionais", disse Putin.

Comentar