Panorama internacional

Secretário-geral da ONU vai à Ucrânia na tentativa de apaziguar tensões entre Moscou e Kiev

O secretário-geral da ONU, António Guterres, inicia uma missão de três dias que o levará a Lvov, Odessa e Istambul, em uma tentativa de diminuir as tensões na região sobre o conflito na Ucrânia e revisar o progresso do transporte de grãos através do mar Negro.
Sputnik
Guterres começa sua viagem em Lvov nesta quinta-feira (18) no que se espera que sejam reuniões bilaterais e trilaterais com o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, e o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.
A ONU disse que deve discutir a necessidade de uma solução política para o conflito, entre outras questões.
O porta-voz da ONU, Farhan Haq, descreveu hoje (17) alguns dos principais itens da agenda de Guterres.

"Ele está lidando com questões como o movimento de navios e a questão dos alimentos e grãos, as preocupações sobre a usina nuclear em Zaporizhie, as preocupações sobre a atividade de apuração de fatos sobre a prisão de Olenivka, e também seus esforços gerais para fazer o que ele pode essencialmente baixar a temperatura o máximo possível com as várias autoridades", disse Haq durante uma coletiva de imprensa.

Panorama internacional
Rússia em 'diálogo sério' com AIEA e ONU para visita à usina de Zaporozhie
Sobre se é um problema que a Rússia não participe das negociações, outro porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric, disse a repórteres que Guterres teve uma boa conversa com o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, na terça-feira (16), sobre a central nuclear de Zaporizhie, a Iniciativa da passagem de grãos pelo mar Negro e a investigação de Olenivka.
A visita de Guterres ocorre em meio a uma disputa sobre uma possível visita da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) à usina nuclear de Zaporizhie.
A Rússia disse que a secretaria da ONU cancelou a viagem, enquanto o chefe da AIEA, Rafael Grossi, e a secretaria da ONU disseram que precisam obter o consentimento de todos os lados.
Panorama internacional
Não é seguro missão da AIEA chegar a Zaporozhie via Kiev, diz MRE da Rússia
Depois de visitar Lvov, Guterres seguirá para o porto de Odessa, um dos três de onde a Ucrânia exporta grãos sob o pacto por meio do mar Negro, e que foi mediado pelas Nações Unidas.
A ONU disse que o objetivo de Guterres é revisar pessoalmente os resultados dos esforços que foram empreendidos para intermediar um acordo entre a Rússia e a Ucrânia sobre a retirada de grãos e outros alimentos da Ucrânia.
No sábado, Guterres visitará o Centro de Coordenação Conjunta de Istambul, que está conduzindo as operações.
O centro supervisiona os embarques de grãos ucranianos através dos portos do mar Negro do país.
De acordo com as Nações Unidas, Guterres deve se reunir com representantes russos, ucranianos e turcos no local.
Mais detalhes sobre a visita de Guterres devem ser anunciados na quinta-feira (18).
O escritório da ONU se recusou a comentar sobre o meio de transporte, mas confirmou que as viagens do chefe da organização não serão feitas por vias marítimas.
Panorama internacional
Diplomata russo na AIEA acusa jornal Financial Times de distorcer suas declarações sobre Zaporozhie
Comentar