Guterres começa sua viagem em Lvov nesta quinta-feira (18) no que se espera que sejam reuniões bilaterais e trilaterais com o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, e o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.
A ONU disse que deve discutir a necessidade de uma solução política para o conflito, entre outras questões.
O porta-voz da ONU, Farhan Haq, descreveu hoje (17) alguns dos principais itens da agenda de Guterres.
"Ele está lidando com questões como o movimento de navios e a questão dos alimentos e grãos, as preocupações sobre a usina nuclear em Zaporizhie, as preocupações sobre a atividade de apuração de fatos sobre a prisão de Olenivka, e também seus esforços gerais para fazer o que ele pode essencialmente baixar a temperatura o máximo possível com as várias autoridades", disse Haq durante uma coletiva de imprensa.
Sobre se é um problema que a Rússia não participe das negociações, outro porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric, disse a repórteres que Guterres teve uma boa conversa com o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, na terça-feira (16), sobre a central nuclear de Zaporizhie, a Iniciativa da passagem de grãos pelo mar Negro e a investigação de Olenivka.
A visita de Guterres ocorre em meio a uma disputa sobre uma possível visita da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) à usina nuclear de Zaporizhie.
A Rússia disse que a secretaria da ONU cancelou a viagem, enquanto o chefe da AIEA, Rafael Grossi, e a secretaria da ONU disseram que precisam obter o consentimento de todos os lados.
Depois de visitar Lvov, Guterres seguirá para o porto de Odessa, um dos três de onde a Ucrânia exporta grãos sob o pacto por meio do mar Negro, e que foi mediado pelas Nações Unidas.
A ONU disse que o objetivo de Guterres é revisar pessoalmente os resultados dos esforços que foram empreendidos para intermediar um acordo entre a Rússia e a Ucrânia sobre a retirada de grãos e outros alimentos da Ucrânia.
No sábado, Guterres visitará o Centro de Coordenação Conjunta de Istambul, que está conduzindo as operações.
O centro supervisiona os embarques de grãos ucranianos através dos portos do mar Negro do país.
De acordo com as Nações Unidas, Guterres deve se reunir com representantes russos, ucranianos e turcos no local.
Mais detalhes sobre a visita de Guterres devem ser anunciados na quinta-feira (18).
O escritório da ONU se recusou a comentar sobre o meio de transporte, mas confirmou que as viagens do chefe da organização não serão feitas por vias marítimas.