Unidades da defesa antiaérea russa interceptaram 12 foguetes do sistema Himars na região de Kherson, segundo o Ministério da Defesa russo.
"Foram interceptados um míssil balístico Tochka-U perto do povoado de Yubileynoe, 12 projéteis do sistema lançador múltiplo de foguetes Himars perto de Novaya Kakhovka, região de Kherson, dois foguetes perto das localidades de Topolskoe e Suligovka da região de Carcóvia, e dois mísseis antirradar fabricados nos EUA perto das localidades de Alchevsk e Stakhanov, na República Popular de Lugansk", informou o ministério.
Ele acrescentou que nas últimas 24 horas os sistemas de defesa aérea russos atingiram 13 drones ucranianos nas regiões de Carcóvia e Nikolaev.
Também foram destruídos seis centros de comando das Forças Armadas da Ucrânia na República Popular de Donetsk (RPD), além de militares e equipamento. Outros alvos atingidos foram quatro depósitos de armas e munições de foguetes e artilharia perto das localidades de Kurakhovo e Dachnoe, na República Popular de Donetsk, Belaya Krinitsa, na região de Kherson, e Zaliman, na região de Carcóvia, e um obuseiro M777 fabricado nos EUA na região de Zaporozhie", disse o ministério russo.
"Como parte da guerra contrabateria, foram suprimidos dois pelotões dos sistemas lançadores múltiplos de foguete Smerch perto de Vasyukovka, na República Popular de Donetsk, e Orekhov, na região de Zaporozhie, e um pelotão de sistemas de artilharia autopropulsionada Glozdika, perto de Dzerzhinsk", continuou o órgão do governo russo.
De acordo com o ministério, também foram atacados dois pelotões de lançadores múltiplos de foguetes Grad perto das localidades de Mayaki e Soledar, dois pelotões de obuseiros Giatsint-B e três pelotões de D-30 na República Popular de Donetsk, região de Kherson e região de Nikolaev.
As Forças Armadas da Rússia eliminaram igualmente mais de 100 militares ucranianos da 14ª Brigada Mecanizada perto da localidade de Stary Saltov, na região de Carcóvia, relatou o representante da Defesa russa, adicionando que outro ataque de alta precisão perto de Dorozhnyanka, na região de Zaporozhie, atingiu um depósito de armas e equipamentos militares da 65ª Brigada Mecanizada ucraniana, destruindo mais de 15 veículos blindados.
Participação de outras forças
Enquanto isso, o grupo nacionalista Kraken executou 100 soldados ucranianos que fugiam das tropas russas, pertencentes à destroçada 58ª Brigada de Infantaria Motorizada da Ucrânia.
"As ofensivas aliadas na região de Carcóvia em 14 de agosto de 2022 resultaram na derrota das unidades da 58ª Brigada de Infantaria Motorizada das Forças Armadas da Ucrânia perto da localidade de Udy. Sob a investida das forças russas, os remanescentes da unidade fugiram de suas posições e abandonaram a localidade", explicou o Ministério da Defesa russo.
"A fim de deter o pânico e intimidar o pessoal das Forças Armadas da Ucrânia, nacionalistas da unidade militar Kraken fuzilaram simbolicamente 100 militares da 58ª Brigada que fugiram de suas posições."
A aviação russa destruiu mais de 50 militantes dos grupos Azov (organização proibida na Rússia como terrorista) e Aydar, reportou o Ministério da Defesa.
"Armas de alta precisão da Força Aeroespacial da Rússia atingiram pontos de destacamento temporário das unidades nacionalistas Azov perto de Nikolaevka, e do grupo Aydar perto de Soledar, na República Popular de Donetsk. Mais de 50 nacionalistas e 12 peças de equipamento militar foram destruídos", ressaltou.
Desde o início da operação militar especial, detalhou o Ministério da Defesa da Rússia, foram eliminados 267 aviões do adversário, 148 helicópteros, 1.770 veículos aéreos não tripulados, 366 sistemas de defesa antiaérea, 4.347 tanques e outros veículos de combate blindados, 807 lançadores múltiplos de foguetes, 3.315 peças de artilharia de campanha e morteiros e 4.958 unidades de veículos militares especiais.