Notícias do Brasil

Ministro da Defesa solicita audiência com Alexandre de Moraes

Pasta já havia pedido reunião com ministro Edson Fachin, que estava no comando do tribunal até terça-feira (16), no entanto, tom empregado em ofícios enviados ao TSE pelo ministério embarreirou encontro entre autoridades.
Sputnik
Em meio às progressivas tensões entre o Executivo e o Judiciário brasileiro diante da aproximação do pleito deste ano, o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, pediu ao recém-empossado presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, uma audiência.
Moraes recebeu o pedido e marcou a data para o dia 23 deste mês, de acordo com o G1.
Segundo a mídia, Nogueira chegou a pedir uma audiência com o antecessor de Moraes, o ministro Edson Fachin, mas que acabou não marcando o encontro porque o presidente, Jair Bolsonaro (PL), subiu o tom dos ataques às urnas e ao sistema eleitoral.
Adicionalmente, o ministro da Defesa teria enviado vários ofícios ao TSE em um tom considerado provocativo. Com isso, conforme relatado por assessores de Fachin, não havia clima para a reunião com Nogueira.
Notícias do Brasil
Militares tentam convencer TSE a mudar teste feito em urnas no dia da eleição, diz jornal
Entre aliados de Bolsonaro, a torcida é para que o clima melhore entre Defesa e TSE antes do dia 7 de Setembro, quando o mandatário vai participar do desfile em Brasília e de atos no Rio de Janeiro.
A expectativa é que Alexandre de Moraes anuncie o acatamento de alguns pedidos feitos pela pasta, mas que já estão sendo processados, como uma perícia nas novas urnas eletrônicas.
Moraes tomou posse da presidência do TSE na última terça-feira (16), e proferiu um discurso enfático sobre o sistema eleitoral brasileiro e sobre as urnas eletrônicas, classificadas por ele de "orgulho nacional". Neste momento, a autoridade foi aplaudida de pé pelos presentes, mas não pelo presidente Bolsonaro e seus ministros na plateia.
Comentar