Panorama internacional

Moscou descreve como vãs possíveis tentativas do Ocidente de excluir a Rússia da ONU

As possíveis tentativas do Ocidente de excluir a Rússia da Organização das Nações Unidas (ONU) são manifestamente vãs, disse o Ministério das Relações Exteriores da Rússia à Sputnik neste sábado (20).
Sputnik
Nesta semana, vários meios de comunicação informaram que os países ocidentais poderiam tentar revogar os poderes dos representantes da Rússia na ONU, declarações que, segundo o Ministério das Relações Exteriores da Rússia, são especulações.

"Quanto às possíveis tentativas de nossos parceiros ocidentais de excluir a Rússia da Organização das Nações Unidas, inclusive retirando as credenciais do representante permanente da Rússia na ONU, elas representam um cenário manifestamente inviável", diz a pasta.

A nota especifica que só o secretário-geral da ONU, António Guterres, pode tornar realidade esta ideia de Ocidente, a pedido do Conselho de Segurança, do qual um dos membros permanentes é a Rússia, que tem direito de veto.
No entanto, salientou o ministério, "não há outra forma legal de levar a cabo este plano".
Panorama internacional
Grécia e Chipre se opõem a proibição de emissão de vistos a russos, diz mídia
"As tentativas de criação de novos mecanismos implicarão a necessidade de introduzir alterações correspondentes ao Estatuto da organização", diz o texto.
A pasta acrescenta que essas alterações, neste caso, devem ser aprovadas por dois terços dos membros da Assembleia Geral e depois ratificado por dois terços dos estados membros da ONU, incluindo todos os membros permanentes do Conselho de Segurança.
Quanto aos poderes do representante permanente russo, o texto diz que apenas o presidente do país pode revogá-los.
"Quaisquer outros cenários sobre esta questão que circulem na mídia não passam de especulação, desvinculados da realidade", conclui o ministério.
Panorama internacional
Rússia em 'diálogo sério' com AIEA e ONU para visita à usina de Zaporozhie
Comentar