Militares do Exército da Síria interceptaram um comboio de militares dos EUA no distrito de Qamishli, província de Al-Hasakah do país árabe, escreve na segunda-feira (22) a agência síria SANA.
As forças sírias bloquearam, assim, um grupo de seis veículos blindados militares das "forças de ocupação dos EUA", que tentaram entrar na localidade de Al-Salihiya, no leste da Síria.
"Um posto de comando do Exército sírio interceptou e expulsou o comboio da área", relatou um repórter da agência.
O comboio também foi acompanhado por um veículo das Forças Democráticas da Síria (FDS), além de vários helicópteros americanos voarem nas proximidades.
Entre as forças estrangeiras na Síria, Damasco apenas reconhece a Rússia, rejeitando, assim, a presença dos EUA no norte e nordeste da Síria, onde estão concentradas grandes fontes petrolíferas e de trigo. Os EUA justificam sua presença com a suposta ameaça do Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países), apesar de terem declarado o grupo como derrotado em 2017.
Tanto a Síria como a Rússia condenam a retirada dos recursos para fora do país, forçando Moscou e Teerã a ajudar Damasco com eles. A Síria era um Estado autossuficiente em alimentos antes do início do conflito em 2011.