Panorama internacional

Petro diz que narcotraficantes que não negociarem serão extraditados da Colômbia para os EUA

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, afirmou nesta quarta-feira (24) que os narcotraficantes que não negociarem com o Estado serão extraditados para os Estados Unidos.
Sputnik
Petro indicou que a proposta foi feita durante reunião com representantes do governo dos EUA, na terça-feira (23), e enfatizou que é apenas uma iniciativa e que há outras que serão ouvidas pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

"Os traficantes que não negociarem com o Estado irão para os Estados Unidos, os traficantes que negociarem e reincidirem serão extraditados e os traficantes que deixarem definitivamente o narcotráfico não serão extraditados", disse o presidente colombiano.

O presidente Gustavo Petro está revelando que traficantes de drogas que negociam com o Estado colombiano não serão extraditados para os Estados Unidos. A proposta foi apresentada à delegação do presidente Biden que esteve no país nas últimas horas.
O anúncio foi feito por Petro durante entrevista coletiva ao lado do presidente do Governo da Espanha, Pedro Sánchez. O premiê espanhol foi à Colômbia para oferecer o país europeu para sediar os acordos entre o governo e o Exército de Libertação Nacional (ELN), última guerrilha ativa em solo colombiano.
"Avançamos em algumas questões com os Estados Unidos nos reunimos para traçar ideias e propusemos quatro pontos para mudar a política de drogas", ressaltou Petro.
Panorama internacional
Colômbia propõe descriminalizar a cocaína
O governo dos Estados Unidos admitiu que a política de guerra às drogas na Colômbia não funcionou e disse que está disposto a conduzir uma política mais eficaz.
"Os Estados Unidos e a Colômbia tiveram 200 anos de história compartilhada para traçar um caminho conjunto na política antidrogas, o presidente Biden está ciente de que grande parte da política do passado marginalizou muitas pessoas e não funcionou para muitas populações e podemos fazer melhor", disse o diretor do Escritório de Política Nacional de Controle de Drogas da Casa Branca, Rahul Gupta.
A Colômbia é um dos maiores países produtores de drogas do mundo e, embora as plantações de coca tenham diminuído, de acordo com o relatório anual do Escritório de Política Nacional de Controle de Drogas (ONDCP), em 2021 havia um total de 234.000 hectares de folha de coca cultivada.
Panorama internacional
Venezuela e Colômbia vão reestabelecer cooperação militar, diz ministro da Defesa
Comentar