O coronel-general Mikhail Mizintsev, chefe da Sede de Coordenação Interdepartamental da Rússia para Resposta Humanitária e chefe do Centro Nacional de Controle de Defesa da Rússia, denunciou que os moradores próximos da escola ocupada não foram evacuados.
Segundo ele, com isso, os nacionalistas ucranianos estariam utilizando a população da cidade como escudo humano.
"Em Belitsky, na República Popular de Donetsk (RPD), nacionalistas ucranianos equiparam uma fortaleza no prédio da escola nº 10, Trudova St., e colocaram veículos blindados pesados e peças de artilharia no território adjacente, enquanto a evacuação de civis de casas próximas não foi realizados, os nacionalistas os usam como 'escudo humano'", disse o coronel.
Mizintsev revelou ainda que mais de 24 mil moradores da Ucrânia, Donetsk e Lugansk foram evacuados para o território russo nas últimas 24 horas devido à intensificação dos bombardeios do regime de Vladimir Zelensky.
Desde o início da operação militar especial, 3.680.474 pessoas foram evacuadas, das quais 587.186 são crianças. "A fronteira do estado da Federação Russa foi atravessada por 623.588 veículos, incluindo 4.924 em um dia", disse.