Panorama internacional

Navios dos EUA e do Reino Unido têm atracação negada nas Ilhas Salomão, relata Reuters

Embarcações dos EUA e do Reino Unido que participam de operações contra a pesca ilegal não conseguiram ganhar permissão para atracar nas Ilhas Salomão, escreve a Reuters.
Sputnik
Um navio da Guarda Costeira dos EUA teve entrada recusada em um porto das Ilhas Salomão depois que o governo do país do Pacífico Sul não respondeu a um pedido de reabastecimento e provisão, disse um funcionário dos EUA, citado nesta sexta-feira (26) pela agência britânica Reuters.
De acordo com um funcionário de imprensa do ramo militar dos EUA, o Oliver Henry estava patrulhando por pesca ilegal na região, mas não obteve permissão para reabastecer em Honiara, antes de ser desviado para a Papua-Nova Guiné.
"O governo das Ilhas Salomão não respondeu ao pedido do governo dos Estados Unidos de autorização diplomática para que o navio reabastecesse e provesse em Honiara. O Departamento de Estado dos EUA está em contato com o governo das Ilhas Salomão e espera que todas as autorizações futuras sejam fornecidas aos navios dos EUA", explicou em um e-mail Kristin Kam, funcionária de assuntos públicos da Guarda Costeira do país no Havaí, à Reuters.
Além disso, foram disseminados rumores de que o navio de patrulha britânico HMS Spey, que tinha o mesmo objetivo nas zonas de Fiji, Ilhas Salomão, Papua-Nova Guiné e Vanuatu, teve o acesso negado a um porto por Honiara.
Panorama internacional
Austrália exorta EUA a reforçarem presença militar para evitar 'falha catastrófica' na Ásia-Pacífico
"Os programas dos navios estão sob constante revisão, e é prática rotineira que eles mudem. Por razões de segurança operacional, não discutimos detalhes", disse um porta-voz da Marinha Real do Reino Unido em uma declaração por e-mail, e disse esperar poder visitar as Ilhas Salomão "em uma data posterior":
Em maio, as Ilhas Salomão assinaram um pacto de segurança com a China, levando a uma reação negativa dos EUA e aliados, que prometeram aumentar as relações com os países do Pacífico Sul.
Comentar