Operação militar especial russa

Três pessoas morrem em ataque de forças ucranianas contra hospital em Lugansk

Segundo o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Defesa da Rússia, Mikhail Mizintsev, comandantes que autorizaram o ataque sabiam que estavam atacando um centro médico ativo.
Sputnik
Militares ucranianos atacaram um hospital na República Popular de Lugansk (RPL) usando foguetes do sistema Himars nesta sexta-feira (26). Segundo informou o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Defesa da Rússia, o coronel-general Mikhail Mizintsev, três pessoas morreram e sete ficaram feridas no ataque.
"Em 26 de agosto, unidades da 27ª brigada de artilharia das Forças Armadas da Ucrânia fizeram disparos com sistemas de foguetes americanos Himars contra um hospital na cidade de Stakhanov, República Popular de Lugansk, deixando-o seriamente danificado. De acordo com dados preliminares, três pessoas foram mortas, sete ficaram feridas com gravidade", disse Mizintsev.
Mizintsev afirmou que os comandantes das unidades ucranianas que emitiram a ordem do ataque criminoso "sabiam de antemão que o alvo escolhido era um centro médico civil ativo, marcado com cruzes vermelhas sobre fundo branco, no qual eram tratados idosos, crianças e mulheres grávidas".
Operação militar especial russa
Rússia usa tempo a seu favor ao realizar operação na Ucrânia em ritmo lento, diz militar brasileiro
Ele pediu que a Organização das Nações Unidas (ONU), a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Cruz Vermelha e outras organizações internacionais condenem as ações das autoridades de Kiev e tomem, imediatamente, medidas para evitar ataques a instalações médicas.
O sistema lançador múltiplo de foguetes Himars foi desenvolvido nos EUA, pela BAE Systems e Lockheed Martin. Ele é capaz de transportar seis foguetes ou um míssil balístico operacional-tático.
O alcance de disparo efetivo para certos tipos de projéteis é de até 80 quilômetros. O sistema é usado nos EUA, Jordânia, Emirados Árabes Unidos, Romênia e Cingapura. Desde o fim de junho, quatro meses após o início da operação militar russa na Ucrânia, o Himars tem sido usado por tropas ucranianas contra as Forças Armadas russas.
Comentar