Não há razões para o comércio turco ficar preocupado pela advertência dos EUA de possíveis sanções contra empresas que cooperem com firmas da Rússia, afirmou na sexta-feira (26) Nureddin Nebati, ministro das Finanças da Turquia.
Ele citou essa possibilidade em resposta às preocupações de que os EUA imporiam sanções à Turquia por fazerem comércio com empresas russas.
"A Turquia é um dos mais importantes centros de poder político e econômico do mundo. Nosso mundo empresarial deve sentir o poder do Estado ao seu lado em todos os momentos", disse o ministro em um tweet, acrescentando ser "inútil" se preocupar com as ações de Washington.
Nebati também disse estar confiante que a Turquia pode equilibrar seus laços com a Rússia e suas relações internacionais.
"Estamos determinados a desenvolver nossas relações comerciais e econômicas com nossos vizinhos em vários setores, especialmente no turismo, dentro de um quadro que não esteja sujeito a sanções", sugeriu.
A Turquia, apesar de ser um Estado-membro da OTAN, tem tentado equilibrar suas relações com o Ocidente e Moscou, vendendo drones e veículos blindados à Ucrânia e não se juntando às sanções contra a Rússia, ao mesmo tempo que tenta mediar o conflito russo-ucraniano. Além disso, no início de agosto a Rússia e a Turquia assinaram um conjunto de acordos que facilitam o comércio entre os dois países.
Vladimir Putin, presidente da Rússia, observou que o comércio com a Turquia duplicou entre janeiro e maio de 2022, em comparação com o período homólogo de 2021.