Os sete navios (INVINCIBLE II, SILVER LADY, FPMC B 201, AEOLOS, MELINA, SOFIE BULKER, ANASTASIA) transportarão um total de 210.294 toneladas de grãos e produtos alimentícios da Ucrânia, informou o JCC.
O INVINCIBLE II e a ANASTASIA partirão do porto de Chornomorsk, transportando 49.500 toneladas de cevada para a China, e 3.800 toneladas de trigo para a Turquia, respectivamente.
De Yuzhne partirão a SILVER LADY, com 39.494 toneladas de milho para a Itália, e a MELINA, com 27.500 toneladas de milho para a Romênia.
O FPMC B 201 entregará 33 mil toneladas de trigo de Odessa ao Egito. A AEOLOS também partirá de Odessa e levará 30 mil toneladas de milho para os Países Baixos, enquanto a SOFIE BULKER levará 27 mil toneladas de cevada para a Espanha.
No sábado (27), três navios deixaram os portos ucranianos com produtos alimentícios, como parte do acordo de grãos mediado pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Em 22 de julho, Rússia, Ucrânia e Turquia assinaram uma iniciativa mediada pela ONU para fornecer um corredor marítimo humanitário para navios com exportações de alimentos e fertilizantes dos portos do mar Negro.
Os portos ucranianos de Odessa, Chornomorsk e Yuzhne foram desbloqueados para retomar as exportações. Um centro de coordenação conjunto foi criado para monitorar a implementação da iniciativa.
O chefe da Sede de Coordenação Interdepartamental da Rússia para Resposta Humanitária e chefe do Centro Nacional de Controle de Defesa da Rússia, o coronel-general Mikhail Mizintsev, informou que um total de 39 navios de carga, carregados com mais de 821 mil toneladas de produtos alimentícios, deixaram os portos ucranianos sob o acordo de grãos de Istambul desde 1º de agosto.