Suécia e Reino Unido se juntam à Finlândia em exercícios envolvendo milhares de militares

As forças dos três países participarão de manobras na Finlândia com o objetivo de melhorar a interoperabilidade tática e técnica e testar a capacidade do país nórdico de acolher forças estrangeiras.
Sputnik
Entre esta segunda-feira (29) e sexta-feira (2) será realizado o exercício militar Vigilant Knife envolvendo tropas da Finlândia, Suécia e Reino Unido, de acordo com as Forças de Defesa finlandesas.
Assim, os exercícios de campo Vigilant Knife, que acontecerão no norte da Finlândia, nas áreas de Rovaniemi e Rovajarvi de 29 de agosto a 2 de setembro de 2022, envolverão forças internacionais da Suécia e do Reino Unido. Do lado da Suécia participarão cerca de 880 militares e do Reino Unido cerca de 80, relataram os militares finlandeses.
Além disso, participarão cerca de 200 militares e 1.300 recrutas e reservistas das Forças de Defesa finlandesas, refere o comunicado de quinta-feira (25).
EUA e Reino Unido conduzem operações militares ofensivas e defensivas com a Finlândia
O objetivo dos exercícios é melhorar a interoperabilidade tática e técnica, melhorar a capacidade de acolher forças do Exército da Suécia no norte da Finlândia e organizar o apoio do país anfitrião às unidades, revelou a declaração.
As manobras militares são parte do treinamento do Exército aprovado para o verão europeu de 2022, explicam os militares finlandeses.
A Suécia e a Finlândia planejam se tornar os dois mais novos Estados-membros da OTAN e têm tido forte cooperação com o bloco militar há décadas. Já o Reino Unido, membro da Aliança Atlântica, tem, tal como a Finlândia e a Suécia, apoiado a ajuda militar a Kiev em meio à operação militar especial da Rússia na Ucrânia, levando a críticas de Moscou, que diz que essas ações prolongam o conflito.
Comentar