Ronald Reagan foi presidente dos EUA entre 1981 e 1989, estando à frente da Casa Branca durante a maior parte do período em que Gorbachev liderou a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), ainda em meio à Guerra Fria. A Fundação Reagan usou as redes sociais para expressar o luto em relação à morte de Gorbachev.
A Fundação e Instituto Reagan lamenta a perda do ex-líder soviético Mikhail Gorbachev, um homem que já foi adversário político de Ronald Reagan e que acabou se tornando amigo. Nossos pensamentos e orações vão para a família Gorbachev e para o povo da Rússia.
Gorbachev é conhecido por abrir negociações de controle de armas nucleares com o então presidente Reagan, que resultaram na assinatura do Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF, na sigla em inglês), em 1987.
Responsável por reformas no sistema soviético e por liderar a URSS até sua dissolução, em 1991, o ex-líder recebeu vários prêmios em homenagem à atuação política nesse período, incluindo o Nobel da Paz e o prêmio Ronald Reagan Freedom.
O ex-presidente da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) Mikhail Gorbachev, participa da apresentação de seu livro "Continuo um Otimista" em Moscou, 10 de outubro de 2017
© Sputnik / Stringer
Gorbachev morreu em Moscou nesta terça-feira (30) aos 91 anos após sofrer por um longo período de uma doença ainda não revelada. A morte do ex-líder soviético gerou condolências de diversos líderes mundiais, incluindo a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e o presidente russo, Vladimir Putin.