Ciência e sociedade

'Achado inestimável': homem encontra em rio na Polônia rara espada de 1.000 anos (FOTOS)

Szczepan Skibicki, um funcionário do Museu Militar em Bialystok, na Polônia, encontrou uma espada medieval que provavelmente data do século X d.C. enquanto fazia mergulho durante as férias.
Sputnik
No local, onde a descoberta foi feita, os especialistas planejam conduzir trabalhos arqueológicos.
"Me deparei com esse artefato durante as férias. Eu soube imediatamente o que era, porque essa forma não deixava margem para dúvida, foi imediatamente óbvio que era uma espada dos séculos IX-X. Ela [espada] estava em um lugar em que tinha que ser escavada, porque a permanência neste lugar podia provocar sua destruição", disse Skibicki.
O objeto foi colocado em água destilada para que não seja exposto ao oxigênio do ar. Até agora, a localização exata do achado não foi revelada, escreve portal RMF 24.
Sabe-se apenas que estava localizado na região de Podláquia, e mais pesquisas serão realizadas lá.

"Não sabemos se este é um caso único ou se há mais artefatos. Tais milagres acontecem [...] uma vez em 40 anos, porque há mais de 40 anos, quanto o rio Suprasl foi aprofundado […] também foi encontrada uma espada medieval do século XI que ainda está em nossa coleção", disse o diretor do Museu Militar, Robert Sadowski.

Ele acrescentou que do ponto de vista regional é um achado inestimável, porque revela muito sobre a localização das rotas comerciais há mil anos, ou que povos poderiam ter estado nesta área, porque a espada encontrada agora é bastante especifica.
Comentar