Operação militar especial russa

Missão da AIEA parte de Kiev rumo à usina nuclear de Zaporozhie, diz agência

Um comboio de carros da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) partiu da capital ucraniana, Kiev, em direção à usina nuclear de Zaporozhie na manhã desta quarta-feira (31), informou a agência de notícias Reuters, citando uma testemunha no local.
Sputnik
De acordo com a mídia, ainda não está claro quando a missão da AIEA chegará à central nuclear, que tem sido alvo de bombardeios de forças ucranianas.
A equipe da AIEA chegou a Kiev na terça-feira (30), antes de se dirigir à região de Zaporozhie. Chefiada pelo diretor-geral Rafael Grossi, a missão vai inspecionar a usina nuclear, provavelmente até o dia 3 de setembro.
A Organização das Nações Unidas (ONU) está fornecendo a logística e a segurança necessárias durante a missão, segundo Stéphane Dujarric, porta-voz do secretário-geral.

"Eles cruzarão a linha de frente [do conflito], presumo que em veículos. Nós, da Secretaria da ONU, estamos prestando assistência com logística e segurança", afirmou Dujarric.

Operação militar especial russa
Moscou: Kiev bombardeia usina nuclear de Zaporozhie novamente para criar ameaça de desastre nuclear
A central nuclear de Zaporozhie, localizada na margem esquerda do rio Dniepre, é a maior da Europa em número de unidades e produção.
Desde o começo de março, pouco após o início da operação militar especial da Rússia na Ucrânia, a usina está sob controle dos militares russos.
Energodar, aldeias vizinhas e a própria usina se tornaram alvo de intensos bombardeios por forças ucranianas, levantando preocupações internacionais sobre um possível desastre nuclear.
Panorama internacional
Autoridades não descartam cenário de Chernobyl e Fukushima na usina nuclear ucraniana
Comentar